12.3.10

Junior Faria

Este ano tive o privilégio de fazer um prancha para um surfista que se destaca no meio da maioria, não apenas por participar do circuito mundial, mas por todos seus outros talentos.

Se você nunca ouviu falar do Junior Faria, ainda vai ouvir (ele é o nosso "Dane Reynolds", por assim dizer).

Anúncio da Hang Loose: Junior Faria, Indonésia

Quem já folheou alguma dessas revistas tradicionais de surf, já viu algumas imagens suas em matérias e anúncios da Hang Loose (não que isso tenha grande relevância).


Photo: Bruno

Junior Faria, Indonésia / Photo: Ricardo Borghi


"
Junior Faria não é o típico surfista profissional. Além de talentoso e dedicado dentro d’água, o cara também escreve, produz, cria, fotografa e acaba de produzir seu primeiro filme de surfe, que será encartado na revista Hardcore de Março de 2010.

Desde a escolha do título ("Eu Mesmo Faria), às fotos feitas com suas câmeras Lomo e a impecável organização dos arquivos, revelam um sujeito talentoso, cuidadoso e educado. Um surfista que aprendeu a equilibrar aéreos e energia com linhas bem feitas e bordas na água.



Olhar a vida do ponto de vista do horizonte é uma escolha, um exercício diário. Junior entendeu isso rápido e registra de forma singular as suas andanças pelo mundo no seu Blog Velvet Glide."









Eu Mesmo Faria - Trailer from hangloose on Vimeo.




"Dentro dos moldes competitivos atuais, quero me esforçar e dar o máximo de mim para conseguir meu lugar entre os melhores do mundo. Atualmente dentro do cenário competitivo, nenhum outro lugar me interessa.


Fora esse pequeno, mas importante, mundo da competição, existe um universo enorme que se espalha em diversas direções e que quero explorar até onde minha capacidade permitir.
A competição é uma parte muito pequena desse universo e acredito ser um grande desperdício gastar toda motivação e talento buscando unicamente algo tão superficial."

Pra mim é impossível imaginar cair todos os dias com a mesma triquilha 6'0 a vida inteira. Existem diversas habilidades e técnicas que só podem ser desenvolvidas com outros tipos de prancha e pra mim essa busca por um conhecimento mais completo é fundamental.

Junior Faria



Quiver Hawaii 2010 / Photo: Ithaka

Noseriding



Abaixo, algumas fotos de sua autoria, retiradas do seu blog Velvet Glide:

Photo: Junior Faria

Photo: Junior Faria


Aproveitando o talento fotográfico do Junior, pedi para que ele fizesse algumas fotos da sua mais nova prancha:

Photo: Junior Faria

Photo: Junior Faria



Outros links para matérias com o Junior Faria:




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Fala Felipe.
    Neste filme do Junior, a parte do Guaruja são imagens do meu irmão, Marcelo Dada.
    Abs
    Emerson (Lauloa Vintage Surfboards).

    ResponderExcluir
  2. Felipe, parabéns pelo blog. Bem clean, com matérias de grande relevância. Excelente o post sobre o JF. Bem completo mesmo.Com tanta besteira a deriva na internet, acho que tua página já ta valendo visitas diárias. Abraço Zé Martinelli

    ResponderExcluir