21.8.10

Roots Time X Revista Hardcore

Neste ultimo mês desenvolvemos um projeto em parceria com a Revista Hardcore e Luciano Burin do blog Surf & Cult, apenas para mostrar uma das possibilidades de reaproveitamento de pranchas de espuma inutilizadas.

Este projeto não tem relação alguma com as pranchas de madeira, mas traz duas questões: a "reciclagem" e reaproveitamento de materiais e o estimulo àqueles que sempre tiveram o desejo de desfrutar do prazer de surfar com uma prancha feita com as próprias mãos, utilizando o mínimo de estrutura e equipamentos básicos:


por Luciano Burin

"Este curta mostra de maneira divertida o processo de reciclagem de uma prancha de surf e oferece aos espectadores as ferramentas minimamente necessárias para poderem replicar a tarefa. Este é o resumo da proposta do filme "Roots Time", uma produção do Surf & Cult e Siebert Surfboards lançada pelo site da Revista Hardcore - e que também rendeu uma matéria impressa na edição de agosto da revista.


Revista Hardcore / Agosto 2010

A estética deste filme é diretamente inspirada nas produções independentes do canal Korduroy da Califórnia e parte da filosofia do "faça você mesmo" (pois o resultado será ainda mais prazeroso). Posso estar enganado, mas este tipo de "filme tutorial" ligado ao surf ainda permanecia inédito em produções nacionais e esperamos que seja o primeiro de muitos.

Felipe Siebert: 5'4" Stinger

O aspecto de sustentabilidade na reciclagem desta prancha é mais simbólico do que efetivo diante do imenso desperdício de matéria-prima descartada na indústria do surf. Da mesma forma, a escolha meio improvisada das cores e da arte da prancha se presta a evidenciar que, mais do que a perfeição no resultado alcançado, o importante é curtir o processo. Assim, se conseguirmos inspirar algumas pessoas a botarem a mão na massa e extrairem disso uma forma saudável de diversão e extensão de sua relação com o surf e a natureza, a nossa missão está cumprida.



Para a trilha sonora contamos com valiosas colaborações, que vão desde músicos não-profissionais, como os brothers Guilherme Vieira do GVS Tracks e Fábio Siebert (editor do filme), até a lenda do skate e grande músico norte-americano Tommy Guerrero, que cedeu gentilmente uma música de sua banda Jet Black Crayon. O som de Floripa está muito bem representado pela galera do A.R.T Project, além do dub invocado do grande produtor de Nova York, Victor Rice, que se encaixou como uma luva na proposta.

Felipe, Junior e Jeronimo

As cenas de surf representam um bônus de luxo para o filme, graças a camaradagem dos surfistas Junior Faria e Jeronimo Vargas, que toparam a missão de testar a nossa monoquilha exótica durante os treinos para o campeonato WQS no Farol de Santa Marta (e não é que o Junior acabou campeão da etapa!) O visual das pedras da praia da Cigana é devéras fotogênico, mas certamente nos ensinou o quanto é difícil filmar cenas de ação nas ondas com nossas câmeras fotográficas."





ROOTS TIME - Reciclando uma Prancha

Produção/Camera/Direção: Luciano Burin e Felipe Siebert
Edição e Finalização: Fábio Siebert e Felipe Siebert

Trilha Sonora:
“Roots Time" - GVS Tracks / www.soundcloud.com/gvs
"Toque" - Victor Rice / Radiola Records / Total Running Time/ASCAP / www.myspace.com/victorrice
"I and I (Dub)" - A.R.T. Project / www.artprojectfloripa.com
"Um" - Fábio Siebert / www.myspace.com/fabiosiebert
"Lost In The Fog" - Jet Black Crayon / Function 8 Records / www.myspace.com/jetblackcrayon

Apoio: Revista Hardcore

Agradecimentos:

Márcio Justos / Kong / Coco / Rodrigo Dias / Junior Faria / Jeronimo Vargas / Eduardo Stryer / Ciro Bicudo / Guilherme Vieira da Silva / Bruno Marques e A.R.T. Project / Victor Rice / Tommy Guerrero e Jet Black Crayon / Zé Marley / Everton Luis / Senhor Catador de Lixo

Filmado em Florianópolis & Farol de Santa Marta em Junho de 2010




Mais fotos aqui


UPDATE: Korduroy,eleito o melhor blog norte-americano destaca o curta Roots Time: http://www.korduroy.tv/2010/roots-time-recycling-a-surfboard
.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Felipe o vídeo ficou iraaado!
    Tá muito gostoso de assistir, a música também foi muito bem escolhida, dá a maior vibe.
    Agora a idéia da frase da revista, de tirar o chapéu, muuito louca, nossa, fiquei afim de fazer uma prancha inteira só de colagem de revista! hahaha

    Você sempre inventado moda!
    parabéeens,
    Beijaaao

    ResponderExcluir
  2. Bolivar Alencastro23.8.10

    Fala Felipe.

    Cara, e as pranchinhas pro Bodysurf ??

    Aloha

    ResponderExcluir
  3. logo logo Bolivar,

    abraço,

    ResponderExcluir
  4. Iae Felipe,

    Parabéns, pela matéria no Alley Fish Fry, fico irada, e tuas pranchas realmente merecem essa repercussão.

    Abraçoss,
    Tiago Cardoso
    www.uponboard.com

    ResponderExcluir
  5. Korduroy,eleito o melhor blog norte-americano destaca o nosso filme Roots Time: http://www.korduroy.tv/2010/roots-time-recycling-a-surfboard

    ResponderExcluir
  6. Coisa linda! Não me canso de ver o "Roots Time". Carinho especial por esse filme.

    ResponderExcluir